QUESTÕES DE NATAL



Perguntei ao comerciante:
- que representa o Natal?
Respondeu-me, confiante,
ser a época marcante
para aumentar suas vendas,
arrecadando dinheiro
que procura prazenteiro
no desejo de crescer.
- Natal – diz ele – é vender,
comprar, marcar, revender...

Perguntei a uma criança:
- o que vê no seu Natal?
Graciosa e sem tardança
respondeu-me ser o tempo
de esperar Papai-Noel
para ganhar mil brinquedos
alegrando seus folguedos
e assim, com seus irmãos,
construir com suas mãos
ilusórios mundos sãos...

Perguntei a um pedinte:
- que lhe seria o Natal?
- É sempre o dia seguinte,
respondeu-me prontamente,
pois não sei se vou comer
ou vou de fome morrer
nesta constante amargura,
que me levará sem cura
a uma incerta sepultura.

Perguntei a um poeta:
- que pensa em cada Natal?
- É a Memória completa
de tudo que foi vivido;
de tudo que na passagem
deixou a fugaz aragem...
Entre esperanças e amores
é a paz dentre os dissabores,
o ressuscitar sem dores...

Perguntei ao religioso:
- que lhe parece o Natal?
mais contrito e respeitoso
respondeu que, em sua fé,
se encaminha para a igreja,
reza a prece benfazeja,
canta um hino comovido
e volta ao lar aquecido
mais cristão e agradecido.

Procurando sem cessar
em cada ser encontrei
uma forma de explicar
o Natal que o faz cismar.
Com alegria ou tristeza
cada qual busca a certeza
do advento do Messias,
que paira sobre os bons dias
e sobre as vidas vazias...

Então no meu coração
vejo a estrela de Davi
cruzando-me a solidão
e anunciando a redenção
da humanidade sem rumo...
Eu compreendo, por fim,
que Jesus renasce em mim
em cada gesto leal...

No bem que supera o mal
a todo instante é Natal.