Livro Aberto

Ideney Gonçalves de Oliveira nasceu em Santa Gertrudes, SP, mas reside em Araras desde maio de 1960, oriundo da cidade de Rio Claro, onde viveu até seu casamento na Igreja Matriz de São João Batista.

Infância humilde e de aluno aplicado. Trabalho duro no comércio,  antes de
  carreira concursada e, após o serviço militar no Tiro de Guerra de Rio Claro, SP.

Poeta e prosador, editou três livros de poesia, a saber: Simplicidade, Miçangas e Cantos do Meu Recanto, todos esgotados, exceto em sebos virtuais.  Colaborou nos jornais “Tribuna do Povo”, “Opinião Jornal” e a “Cidade”, todos de Araras, com crônicas e poemas. Também no jornal “O Diário do Rio Claro”, da cidade homônima , com poesias diversas, além de ter seus poemas radiofonizados pela Rádio Clube de Rio Claro, no antigo programa “Ondas Literárias”.



Participou de vários acervos poéticos, dos quais destacamos "Poetas Brasileiros de Hoje", 1988,"IV Cidadão de Poesia", 1998 e "1º Prêmio de Poesia do Corredor Intermunicipal de Cultura", de 2000


Foi casado com sua amada Geny Benigna Franzin de Oliveira, falecida em julho de 1991, com quem teve cinco filhos, todos ararenses. (foto abaixo)


É professor mas não exerceu o Magistério, se ocupando por longos anos na Previdência Social, tendo ingressado no ex-IAPI como primeiro colocado em concurso público, autarquia que foi absorvida pelo INPS, criado em 1966 – atual INSS. Aposentou-se em abril de 1995 quando exercia o cargo de Chefe de Serviço de Seguros Sociais.

Em Araras colaborou, também, na extinta revista “Opinião”, no folhetim “Sétima Arte”, além de participar, como jurado, em festivais musicais organizados pelo Instituto de Educação Dr. Cesário Coimbra, onde estudou, e pelo Instituto Nossa Senhora Auxiliadora.

Venceu o Concurso Literário da Semana da Pátria, instituído pelo ex-IAPAS de São Paulo, sendo seu poema vencedor, “Oração do Brasileiro”, gravado em fita cassete e apresentado nas rádios locais durante a Interventoria Federal.

No início de 1978, em concurso público patrocinado pelo Rotary Club de Araras – Distrito 4590 – teve sua letra escolhida por unanimidade, dentre 43 inscritas, para ser o Hino Oficial da Cidade de Araras.

Essa vitória lhe valeu um prêmio em dinheiro de 15 mil Cruzeiros, outorgado pelo Rotary Club em 20 de fevereiro de 1978. Valeu-lhe ainda, em cerimônia realizada em 23 de novembro de 1978, o título de Cidadão Ararense, concedido pela Câmara Municipal de Araras, por indicação do ilustre vereador Dr. Remilton Mussarelli.
Cerimônia do Rotary Araras que elegeu a letra de Ideney para o Hino de Araras
É, também, autor da letra do hino “Exaltação à Tribuna”, musicado pelo falecido maestro ararense Alfredo Alexandre Pellegatta, em homenagem ao 90º aniversário do jornal “Tribuna do Povo”.

Em 1997, também  graças a um concurso público instituído pela Prefeitura de São Pedro, SP, cidade onde sua esposa vivera na infância, o poeta Ideney foi vencedor do certame que elegeu a letra do Hino Oficial daquela cidade.
Saudade da esposa motivou Ideney
a participar de concurso em São Pedro
Foi membro da efêmera Academia Ararense de Letras, Artes, Ciência e Educação, onde ocupou a cadeira 43, que teve como patrono o Poeta Manuel  Bandeira, um dos seus autores prediletos.

Academia durou pouco tempo, mas Ideney teve seu lugar cativo

Em 2016 participou de uma entrevista na Câmara Municipal de Araras para compor acervo histórico da cidade. Na ocasião, foi entrevistado pelo então Diretor de Comunicação Vinícios Felizatti Franzoni. 



Em novembro de 2017, foi homenageado pelo Rotary Club de Araras, pela autoria do Hino da Cidade. 



No ano de 2020, poetas, amigos e simpatizantes das artes, começam a declamar poesias para seu canal de internet.